ANÁLISES DE QUALIDADE

ANÁLISE CENTESIMAL

A análise centesimal capta as partes que compõem um alimento e avalia de forma básica o valor nutritivo e o valor calórico de cada um, assim como a proporção de componentes que aparecem em cada quantidade. Trata-se de um método prático e de fácil execução.

O passo a passo é divido em análise do teor de umidade, análise da coloração das cinzas pós queima, análise da presença de lipídeos, análise do teor de proteínas e análise de fibras alimentares. Com diferentes técnicas, é possível captar com precisão, cada um desses compostos.

Esse processo é importante para elaboração de tabelas e rotulagens, prazos de validade, conhecer a composição dos produtos e diferencial de mercado.

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA

As análises físico-químicas têm a finalidade de determinar, quantificar ou qualificar os componentes específicos do alimento, a exemplo de determinar a composição centesimal e fornecer informações sobre a composição química e/ou físico-química do produto.

Principal análise da empresa: ÁGUA - sendo oferecido assim, densidade, pH, turbidez, sólidos totais, microbiotas, cor, odor, sabor e quantidade de metais potencialmente tóxicos.

Sua elaboração é importante pois garante que o produto que está sendo oferecido ao consumidor esteja de acordo com os padrões legais para cada tipo de produto, evitando fraudes e/ou adulterações nas características do produto e também são importantes para garantir a comercialização de forma segura e padronizada.

ANÁLISE DE TEOR ALCOÓLICO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), supervisiona esse tipo de análise e é bem simples: mede-se a densidade da bebida. Toda bebida alcoólica é uma mistura de água e álcool e quanto mais álcool tiver, menor será sua densidade.

Para descobrir esse valor, usa-se um densímetro, um aparelho que parece um termômetro. Ele flutua na substância a ser medida e a linha da superfície marca exatamente qual é a densidade dela.

Como a análise pode ser alterada pela temperatura, ela é sempre feita a 20 °C. O resultado é comparado com uma tabela, predefinida pelo Mapa, que estabelece a relação entre densidade e teor alcoólico, demonstrado em porcentagem.